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Ementa:

Relação teoria-prática, e relação conhecimento escolar-conhecimento científico; o exercício do olhar e do refletir sobre a prática; análise do discurso escolar; professor reflexivo: competências e desempenho docente; cotidiano escolar. Sob a orientação de um docente pedagogo, o aluno irá constituir pesquisas e atividades práticas junto às escolas da região de inserção da IES.


Discute a identidade, especificidades e diversidades do sujeito da EJA. Aborda o histórico da EJA E suas implicações na práxis educativa. Considera na EJA a necessidade de dialogar com o campo do trabalho, da saúde,  do meio ambiente, das culturas, entre outros aspectos. Analisa e elabora material didático utilizado na educação de jovens e adultos.

Evolução e tendências da administração moderna. A escola como organização educativa autônoma: o planejamento em gestão; a direção; a participação coletiva. Cultura organizacional. A evolução da gestão educacional: mudança de paradigma (escola pública de administração centralizada X descentralização). Gestão democrática. Diferenças e relações entre administração e gestão. Responsabilidades e limitações do processo de gestão democrático nas escolas.